Anunciar a gravidez


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Espalhar a notícia no emprego.

O momento é de grande alegria! Tão grande, que chega a ser difícil controlar a  vontade de contar a “boa nova” a todos com quem se cruza.
No entanto, e apesar de todas politicas sociais e da protecção crescente da maternidade, a preocupação das grávidas com o futuro é inevitável, sobretudo quando se trata de abordar a questão da maternidade com as suas chefias.
Seleccionámos algumas sugestões para que possa enfrentar este momento de uma forma mais tranquila.

# Informe-se sobre os seus direitos e deveres. É importante que conheça a legislação e esteja consciente das imposições legais relativas à Protecção da Maternidade e Paternidade.  

# Procure saber se existem politicas internas relativas à maternidade na sua empresa e esclarecer-se sobre as mesmas.

# Seja directa… e discreta! Evite que o seu chefe saiba a noticia por terceiros, é essencial que seja você a primeira a contar-lhe para não haver mal-entendidos.

# Se possível, aguarde até ao final do terceiro mês de gestação para dar a novidade. Este é o período de maior risco para a gravidez, pelo que importa salvaguardar ao máximo o seu bem-estar e estabilidade emocional.

# Seja prudente. Certifique-se com o seu médico que o seu trabalho não envolve riscos para a gravidez ou saúde do bebé. Caso contrário, poderá ter de pedir transferência de funções.  

# Se está à espera de uma revisão salarial ou contratual, talvez seja melhor aguardar até ao final do processo. Desta forma, não irá sentir-se prejudicada caso as coisas não corram como o planeado.

# Caso tenha um projecto importante entre mãos, aproveite para brilhar no seu desempenho. É uma excelente forma de provar que não vai deixar de ser uma profissional produtiva e empenhada.

# Mostre que pode ser flexível. Não comece a enumerar exaustivamente os seus direitos e necessidades, sem ter em conta os deveres que tem de continuar a cumprir.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego