Lições do relvado


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Três lições de carreira vindas do futebol.

Num qualquer jogo de futebol seja ao nível amador como nas melhores equipas a nível mundial, existem lições básicas que nenhum jogador pode ignorar. Surpreendentemente, estas regras fundamentais que pautam as jogadas dentro do campo, podem ser facilmente transmitidas para a vida profissional e servir de orientação para quem está à procura de emprego. Fomos descobrir 3 lições de carreira, saídas das "quatro linhas".

1. Orientar-se sempre para a baliza certa!
Parece simples mas, tal como num jogo de futebol, também na nossa vida profissional o mais difícil é  acertar na baliza e marcar golo! Claro que isto tem tanto de sorte como de arte e, mesmo o melhor dos jogadores arrisca, uma vez por outra, acertar na baliza do adversário!
Mas assim como o segredo para um golo está num remate certeiro, também para o sucesso profissional é necessário saber direccionar a nossa força e energia no sentido correcto.
Uma boa preparação, analisando rigorosamente o caminho que pretende seguir, reflectindo sobre as suas motivações e preferências, são meio caminho andado para bons "remates profissionais".

2. Não parar nos obstáculos.
Para marcar golo ajuda conseguir chegar o mais perto da baliza possível. Neste campo, os jogadores que conseguem segurar a bola dum lado ao outro do campo, contra tudo e contra todos, destacam-se sempre dentro da equipa.
Assim, também nas suas opções profissionais, é importante aprender a contornar qualquer obstáculo que surja no caminho para o seu objectivo final. E para isso, nada como estar preparado para todo e qualquer imprevisto e, acima de tudo, não parar. Socialize mais, leia mais, aprenda mais, faça o que for necessário para se manter sempre em movimento.
E, na "hora h", esteja preparado para atirar a bola, sem hesitações nem receios! Tal como um bom jogo, também uma carreira de sucesso não é feita de oportunidades desperdiçadas!

3. Não perder a bola de vista!
Mais importante do que ter sempre a bola nos pés é estar atento a qualquer oportunidade para a agarrar. Uma boa táctica de jogo passa por também por uma postura atenta, algum auto-controlo e treino no passe de bola a outros membros da equipa. Para quem procura emprego, isto reflecte sobretudo a importância de ver nos outros potenciais aliados à sua busca e não desvalorizar o poder que a sua rede de contactos (amigos, colegas, ex-chefes, etc.) pode ter nesta fase.
Por outro lado, mesmo quando o processo sai das suas mãos, não deixa de ser fundamental acompanhar o  seu desenrolar, guardando relatórios das suas candidaturas, procurando feedback, etc.

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS